É difícil organizar em palavras o processo que vivi em terapia com você, Leandro, porém resolvi ter esta iniciativa por saber que várias pessoas estão onde estive antes de começá-la. E talvez isto aqui possa ajudá-las a compreender que existem, sim, caminhos de esperança e de reencontro com o desejo de viver.
.
Para começar, eu quero dizer que não fui completamente sincera meses atrás, em nosso primeiro encontro. Quando estacionei meu carro ao lado do seu bloco, entrei em desespero e por isso me atrasei. Porém não estava desesperada por estar fazendo a loucura de experimentar uma terapia com nudez e tudo mais que poderia, em minha mente, acontecer. Também não por estar contrariando minha querida psicóloga ao marcar com você. Eu me desesperei porque de repente eu percebi que aquela era a última chance que eu estava me fornecendo, depois de anos de várias tentativas, remédios e terapias, para ver sentido em viver. A frase, naquele instante, que sussurrei para mim mesma foi: “se eu sair daqui pior eu colocarei fim à esta dolorosa jornada.”
.
Não foi fácil, Leandro. Quer dizer, algumas sessões foram realmente maravilhosas, e eu senti toda aquela energia que você afirmou existir em mim, reprimida em minha sombra. Porém algumas foram categoricamente dolorosas. Mas, como você me disse uma vez, “cada inferno acessado guarda a porta de um paraíso nunca antes visitado.” E eu escolhi explorar esses meus infernos, não tinha mais nada a perder.
.
Cada inferno desses, que eu temia e escondia, foi um passo indispensável para que hoje eu me sinta feliz ao acordar, tenha energia para me levantar da cama, planos para executar, alegrias para colecionar e, o principal, PRAZER em VIVER.
.
Eu olho para trás e me vejo no carro, meses atrás, pensando em suicídio, e não me reconheço mais. Há sim um caminho de volta para a vida, e se alguém estiver lendo isto aqui, sentindo o mesmo desespero que eu sentia, acredite! Há dezenas de ferramentas por aí. Experimente, com paciência e amor, até que uma delas faça por você o que a terapia do Leandro fez por mim. Valerá cada minuto de esforço! Eternamente grata.
